Em 24 de outubro de 1929, mais conhecido como a quinta-feira negra, a Bolsa de Valores de Wall Street, em Nova York, sofreu uma queda vertiginosa, dando início a uma das maiores crises econômicas da história. Essa queda repentina foi o início da Grande Depressão, que durou uma década e afetou a economia mundial.

A causa imediata do crash foi a superprodução industrial, que levou a um excesso de produtos e a uma queda nos preços. Isso, por sua vez, afetou a economia agrícola e os bancos, que emprestaram grandes somas de dinheiro para as empresas industriais. Quando a produção industrial diminuiu e os preços dos produtos caíram, as empresas não conseguiram pagar os empréstimos e os bancos tiveram problemas de resgate.

Além disso, a especulação excessiva na bolsa de valores também contribuiu para o crash. Muitos investidores compraram ações em alta e depois as venderam em baixa, esperando obter lucro. Quando a bolsa de valores caiu repentinamente, muitos investidores perderam todos os seus investimentos.

Como resultado do crash, a economia norte-americana entrou em uma grande recessão. A taxa de desemprego alcançou um nível recorde de 25%, o que levou a um aumento da pobreza e da criminalidade. Muitas empresas faliram e os bancos fecharam, deixando muitos sem suas economias.

O governo dos Estados Unidos tentou responder à crise, mas as medidas tomadas foram insuficientes. O presidente na época, Herbert Hoover, acreditava na ideia de que a economia se recuperaria sozinha, sem ajuda do governo. No entanto, a crise continuou a se agravar.

Foi somente com a chegada do presidente Franklin D. Roosevelt ao poder em 1933 que o país começou a se recuperar. Ele implementou uma série de medidas, conhecidas como New Deal, que incluíram programas de emprego, assistência social e investimentos em infraestrutura. Essas ações ajudaram a estabilizar a economia e forneceram empregos e ajuda aos necessitados.

Embora tenha sido um momento difícil, a crise do crash de 1929 e a Grande Depressão tiveram um impacto significativo na economia mundial. Os governos e os economistas aprenderam com os erros cometidos na época e desenvolveram novas políticas econômicas para prevenir futuras crises.

Em resumo, a queda do crash na Bolsa de Valores de Wall Street, em 1929, teve efeitos devastadores na economia dos Estados Unidos e no mundo todo. As causas do crash incluem a superprodução industrial e a especulação excessiva na bolsa de valores. A recessão resultante levou a um aumento do desemprego, da pobreza e da criminalidade. Somente com as políticas implementadas pelo New Deal, o país começou a se recuperar e a evitar futuras crises.